A odontopediatria é uma especialidade dentro da odontologia voltada principalmente para cuidar da saúde bucal dos mais jovens, desde bebês até adolescentes. Dessa forma, o profissional da área é essencial para acompanhar todo o crescimento e a formação dentária das crianças, garantindo que o sorriso dos pequenos fique longe dos problemas.

.

Engana-se quem pensa que a odontopediatria se destina apenas às crianças pequenas. Essa especialidade também abrange uma área chamada hebiatria, que consiste no tratamento de adolescentes. Um odontopediatra é capacitado para atender tanto a gestante em seu pré-natal odontológico quanto o neonato em seus primeiros dias de vida, as crianças e até mesmo adolescentes até os 18 anos.

.

Antes do nascimento dos primeiros dentinhos, muitos pais ficam na dúvida se devem ou não realizar algum tipo de higiene oral após o aleitamento de seus filhos. Segundo a odontopediatra, hoje não se recomenda mais esse tipo de higiene em bebês que são amamentados por leite materno, pois são inúmeros os benefícios que esse leite pode trazer para o organismo do neném. Uma dica é: as mães podem utilizar uma gaze embebida em soro fisiológico quando perceberem uma grande quantidade de leite coagulado no céu da boca dos pequenos.

.

Atuar na prevenção de problemas bucais é um dos objetivos da odontopediatria! Com o acompanhamento de um especialista, os pais são conscientizados desde o início de como proceder com os cuidados de higiene oral, dieta, entre outras coisas.