A odontopediatria é uma especialidade dentro da odontologia voltada principalmente para cuidar da saúde bucal dos mais jovens, desde bebês até adolescentes. Dessa forma, o profissional da área é essencial para acompanhar todo o crescimento e a formação dentária das crianças, garantindo que o sorriso dos pequenos fique longe dos problemas.

.

Engana-se quem pensa que a odontopediatria se destina apenas às crianças pequenas. Essa especialidade também abrange uma área chamada hebiatria, que consiste no tratamento de adolescentes. Um odontopediatra é capacitado para atender tanto a gestante em seu pré-natal odontológico quanto o neonato em seus primeiros dias de vida, as crianças e até mesmo adolescentes até os 18 anos.

.

Antes do nascimento dos primeiros dentinhos, muitos pais ficam na dúvida se devem ou não realizar algum tipo de higiene oral após o aleitamento de seus filhos. Segundo a odontopediatra, hoje não se recomenda mais esse tipo de higiene em bebês que são amamentados por leite materno, pois são inúmeros os benefícios que esse leite pode trazer para o organismo do neném. Uma dica é: as mães podem utilizar uma gaze embebida em soro fisiológico quando perceberem uma grande quantidade de leite coagulado no céu da boca dos pequenos.

.

Atuar na prevenção de problemas bucais é um dos objetivos da odontopediatria! Com o acompanhamento de um especialista, os pais são conscientizados desde o início de como proceder com os cuidados de higiene oral, dieta, entre outras coisas.

Leia mais

Todos nós sabemos a importância de ter um sorriso bonito e
saudável, porém o que muitos não sabem é que além da escovação e o uso do fio
dental mesmo que diariamente, pode não ser o suficiente para deixar o sorriso
completamente protegido. E é aí que entra a famosa limpeza dos dentes, ou
Profilaxia Dentária.

A Profilaxia dentária ou limpeza é o tratamento que consiste
na total remoção de tártaros e placas bacterianas, atuando fortemente na
prevenção e no fortalecimento dos dentes. É realizada em consultório pelo
dentista e tem como objetivo a prevenção de doenças periodontais e a manutenção
da higienização bucal do paciente.

E os benefícios da profilaxia dental, a nossa famosa
“limpeza”, você conhece?

A profilaxia proporciona um sorriso mais saudável, protege
contra tártaros e placas bacterianas, auxilia no combate da gengivite, combate
o mau hálito e ainda ajuda a deixar os dentes sem manchas!

O ideal é realizar esse procedimento de 6 em 6 meses

Leia mais

Leia mais

Rodrigo Antônio de Oliveira, atua há 15 anos como massoterapeuta, cursou fisioterapia pelo Centro Universitário Unilavras, especialista em Reflexoterapia e Terapias Manuais, atua também na reabilitação física e funcionalidade corporal. Formado em Programação Neurolinguística pelo Instituto Você Sul de Minas e atualmente faz formação em Naturopatia pela Faculdade Innap.
Atuante na área de equilíbrio físico e emocional.

Leia mais

Dr. Juarez Neto atua há 7 anos como cirurgião dentista em Lavras e região.
É graduado em Odontologia pelo Centro Universitário Unilavras, possui especialização em Implantodontia, sendo capacitado também em Harmonização Facial e atualmente está se especializando em Ortodontia. Juarez é um dos fundadores da clínica Harmoniza.

Leia mais

Dra Marina Silva Andrès atua há 12 anos como dentista em Lavras e região. Especializou-se em odontologia estética, em tratamentos endodônticos. É graduada
em odontologia pela Universidade Vale do Rio verde. Possui especialização e
atualização em endodontia pela Faculdade Unidas do Norte de Minas (Funorte) e
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), respectivamente. É capacitada também
em bichectomia. Marina é uma das fundadoras da clínica Harmoniza.

Leia mais